Papo de Consumidor: correndo atrás de um Netbook um outro dia, me deparei com a terrivel missão de conversar com um vendedor que entende-se do produto que estava vendendo.
Pense - Será que eu preciso ter um netbook? Será que ele vai se adequar as minhas necessidades?
Depois de ter investigado mais sobre os netbooks, cheguei a algumas conclusões.
Quando fui a algumas lojas o sino tocou ainda mais forte vendo as máquinas de perto. Como já disse no post anterior, os vendedores não ajudaram em nada. Poderiam ter uma postura mais pró ativa de saber o que realmente o cliente precisa, indicando uma outra máquina para uso.
Problemas dos vendedores a parte, eu estou aqui para compartilhar minha experiência.
Depois de percorrer alguns sites e também lojas físicas, cheguei a conclusão de que ainda não era hora de adquirir uma máquina destas.
Por isso, antes de comprar um aparelho como este, aconselho a pensar muito bem em que irá utilizá-lo, já que ele tem algumas limitações, tanto de desempenho, quanto de usabilidade. O consumidor deve ficar bem atento a isso.
Procure colocar no papel quais são os programas que precisará utilizar nele e verificar as configurações disponíveis no mercado e veja se são compatíveis, lembre-se de comprar um aparelho que não irá ficar desatualizado em pouco tempo.
Faça quantos teste forem preciso com o aparelho, ele é bonito, elegante, e tem uma ótima mobilidade, mas nem só de flores vive um tipo de aparelho como este. Vá até uma loja, sente-se, digite um texto qualquer, aconselho que tenha pelo menos uma página para sentir o tamanho do teclado, procure navegar um tempo na internet também, assim pode avaliar melhor o tamanho da tela. Lembre-se que esta experiência se repetirá em seu dia a dia.
Você é o consumidor, pode fazer quantos testes quiser, se a loja não deixar, é fácil, compre naquela que te atender melhor.
Uma outra coisa que convido a pensar é sobre a mobilidade que você precisa, e conseqüentemente a duração da bateria, isso é um fator importante para saber se realmente precisa do aparelho, hoje as baterias no mercado prometem uma duração que vai de cerca de 3 horas até 8 horas. Acredito que 3 horas ainda é pouco tempo, não é nem um período de aula (geralmente chegando a 4 horas), ou meio período de trabalho.
Se você já tem outro computador (um notebook maior e mais potente ou um bom desk) que possa te apoiar em trabalhos mais robustos ou por longas horas, e que irá precisar da pequena máquina somente para alguns programas básicos e usará toda sua mobilidade, acredito que possa ir em frente sem medo, só não cometa o erro de comprar uma máquina dessa e deixá-la de lado enfeitando seu escritório. Lembre-se dos conselhos acima!
Pense em todas estas coisas, pois isso vai fazer muita diferença para o dia a dia, vai ser a diferença entre fazer um mal investimento ou um investimento que vale a pena.
http://www.uellivre.br30.com/
domingo, 17 de maio de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)